Arquitetura e Design

Cada coisa em seu lugar!

Hoje, vamos falar sobre dois assuntos que têm meu coração: design de interiores e leitura. E você pode estar agora se perguntando o que o design de interiores tem a ver com leitura? Tem tudo a ver! Espaços para fins específicos, quando bem projetados, são não somente esteticamente atraentes, mas promovem efeitos psicológicos e físicos para o melhor desempenho de cada atividade a ser desenvolvida no local. É a neuroarquitetura em ação!

No entanto, não vou me deter em aspectos técnicos nem teóricos do assunto nesse momento. Quero mesmo te ajudar a alimentar o seu prazer pela leitura, ou até promover esse hábito saudável, caso você ainda não o tenha. Vamos falar sobre seu cantinho de leitura.

Deu até vontade de entrar nessa foto! Perfeito pra qualquer hora do dia ou da noite.

Um bom local para leitura, tem que ter essencialmente silêncio e boa iluminação. Aliado a isso, o conforto e temperatura agradável, vão te proporcionar mais tempo desfrutando esse momento, sem incômodas dores pelo corpo, sudorese ou arrepios.

Em outro artigo, já destaquei a importância do estímulo da leitura, desde a primeira infância. E uma forma eficaz de fazer isso é tornando esse espaço no quarto dos pequenos um lugar especial. Usar o universo infantil para deixar os espaços aconchegantes é um prazer para mim. Há tanta riqueza nesse universo, que é ainda mais encantador projetar tais espaços.

Aposto que você também esqueceria do mundo num lugarzinho assim!

Mas não são apenas os adultos que podem ter seu lugar especial, de acordo com seu estilo para ficar horas imerso num bom livro. Separei algumas imagens dentre as inúmeras ideias disponíveis na internet, para demonstrar que cantinhos de leitura cabem em qualquer design, espaço ou orçamento.

Viva a reciclagem o o reaproveitamento. Caixotes pintados trouxeram a “vibração”necessária pro espaço.

Há quem tenha salas específicas para isso, uma biblioteca em casa, ou um espaço no escritório. Mas um cantinho no seu cômodo  de preferido ou até um vão em baixo de uma escada, pode se tornar propício para ele. Veja os exemplos:

De uma forma a aproveitar o espaço, temos uma prateleira, poltrona, mesinha e abajur de piso compondo um elegante canto de leitura

O mobiliário básico é: o assento –  que pode ser cadeira, poltrona, sofá, puff, rede, almofadas… e por aí vai. O importante é que atenda à sua ergonomia, ou seja, se adapte bem ao seu corpo, considerando peso, altura e restrições motoras, quando houver. 

Mesmo numa varanda estreita, dá pra se aconchegar numa rede e curtir um bom livro!

Móvel de apoio – que pode ser uma mesa, um banquinho, um espaço na estante, ou qualquer outro em que você possa colocar seu livro e seu chá, café ou água ( pra mais tempo imerso, esses acompanhamentos são super bem vindos).

cantodeleitura leitura Designparaleitura quartoinfantil caintinhodeleitura iluminação Design
O “garimpo”de móveis deixou a varanda cheia de personalidade, e perfeita pra leitura.
Livros à mão e organizados sem comprometer o espaço.

Luminária – É muito importante para não depender exclusivamente da luz natural, que não deve ser de incidência direta. Recomendo modelos com lâmpada LED, pois são frias e não vão influenciar na temperatura do ambiente. Falando em temperatura, em se tratando de luz, opte por luz “morna” ou “quente”. Esses termos referem-se a medição em graus Kelvin. Quanto mais alto, mais branca é a luz. 

Com tantas ideias, agora não dá pra dizer que não pode também ter um espaço desses na sua casa não é? Espero ter te inspirado para começar já a montar seu lugar especial. E vou ter imenso prazer em receber as fotos do seu cantinho, montado a partir das dicas que compartilhei. Não esqueça de também compartilhar essas dicas com alguém que você goste.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s