Coaching, Relacionamentos

Ponto de vista

Eu quero te levar a um lugar especial hoje. E mesmo não sendo um lugar físico, acredito ser uma grande viagem, e de suma importância pra todos que buscam em seus relacionamento, compreensão e harmonia. E pra si mesmo, paz de espírito. Vamos?

O lugar especial que precisamos, na minha opinião, aprender a visitar constantemente, é o “lugar do outro“! Você vai perceber que somente isso vai te tirar do pior lugar que você pode ocupar – a tua zona de conforto. Mas vamos aos termos: Por zona de conforto, quero que você entenda nesse contexto um espaço na sua mente em que você já tem seus conceitos e regras estabelecidas e conhecidas. Independente do que essas informações e conceitos possam gerar de sentimentos em cada um de nós, uma afirmação que podemos fazer sobre este espaço é que a zona de conforto é um espaço estéril!

charge simples e auto explicativa… tantas discussões acabariam se observássemos por outro ângulo!

Assim, o lugar do outro se torna uma oportunidade nova de aprendizado. Ver as coisas de uma nova perspectiva… Pra exemplificar o que estou tentando te dizer, separei imagens do incrível artista inglês Julian Beever (vale a pena pesquisar e se deleitar com a produção dele). O Julian, trabalha nas ruas e calçadas, numa técnica de Chalk art (arte com giz), e usando a anamorfose, criando a ilusão ótica de três dimensões, só que isso só é possível, visto do ângulo certo.

Impressionante como mudar de ângulo transforma a imagem, não é?

Esses desenhos no chão nos fazem pensar na nossa vida cotidiana, como podemos estar deixando de ver algo importante, simplesmente pela falta de “movimentação” emocional, disposição de entender, de buscar compreender certas atitudes dos outros, ou até as nossas próprias atitudes… Temos vivido tão cheios de nossos próprios conceitos que não paramos pra pensar de onde eles vieram, o que nos leva a determinadas conclusões…

o que você está vendo?

Esta é outra imagem que gosto muito… e agora, eu te pergunto: o que você viu, no exato momento em que se deparou com esta figura? Viu o rosto de uma bela jovem, uma imagem suave e romântica? Ou percebeu se tratar de folhas, flores, sendo duas abertas e uma em botão, com uma borboleta sobrevoando? O que somos, o que enxergamos, faz parte de uma construção que tem suas bases nas nossas experiências de vida, nas pessoas com as quais convivemos, e nas histórias que contamos a nós mesmos. Você enxerga, o que você deseja enxergar naquele momento!

Se colocar no lugar do outro, fazer aos outros o que gostaríamos que fosse feito a nós, não é tarefa fácil nem tranquila. Certamente esse tipo de atitude é algo desafiador e exige muito esforço contínuo e prática. Mas entenda, você também viverá melhor! Nossos olhos podem nos aplicar “peças” e nos fazer estar completamente errados ainda que o que vemos seja óbvio. Como na imagem abaixo:

Este não é o cachorro da Daenerys Targaryen!!! Nâo é um cão dragão, se trata de uma daquelas fotos tiradas com timing perfeito e com ângulo certo pra nos fazer duvidar do que nossos olhos vêem.

Viu que a estratégia ” só acredito vendo” nem sempre é a melhor?

O que mostro pra você hoje, é algo que venho praticando. Como já falei, não é fácil, e também acrescento, nem sempre traz paz interior… mas entendi que inquietações interiores fazem parte do meu processo de evolução. Admitir que estou errada não é confortável. Mas me decidi que meu caminho é pra frente, e o crescimento um exercício diário. Nosso prazer não pode permanecer apenas no ” estar certo” mas no aprender. Descobri que o mundo é bem maior e que está disponível. Saibamos desfrutá-lo por completo. Cada um de nós faz seu roteiro, siga a viagem…

Um comentário em “Ponto de vista”

  1. Ótima reflexão!!!! Certamente não é tarefa fácil se colocar no lugar do outro nem muito menos admitir nossos próprios erros mas, caminhando via ao crescimento é essencial esses elementos e sempre tentar ver as coisas de outra perspectiva para seguir adiante e avante! Excelente texto.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s