Coaching

Sombras que assombram!

Você já presenciou um cachorro ou gatinho correndo atrás das sombras? É engraçado num primeiro momento, mas nenhum pouco confortável se você tem que segurar a coleira de um cão forte como o Baruc, que nos últimos dias tem se encantado com qualquer sombra que vê. Ele já pesa quase 30kg, nos seus recém completados 6 meses de vida. Um filhote forte e super ativo. Segurá-lo ficou tão impossível que mudamos o horário do passeio com ele. Saimos quando não tem sol, pra não produzir sombras. Andar aos solavancos já provocou dores no nosso joelho (meu e do meu marido), machucado nas mãos e muita chateação. Temos receio também de machucá-lo, porque ele quase se enforca forçando a coleira… As paredes estão arranhadas, e no piso também há marcas da insistente busca.

Porque estou contando essa história? É porque tudo isso me fez pensar, que assim como um filhote de golden pode se iludir tanto com sombras, vivemos muitas vezes como adultos, assombrados com sombras imaginárias! Sim. Não é coisa apenas de criança, ter medo de algumas sombras. Tem um vídeo fofo e comovente na internet, de uma menina apavorada com a própria sombra que a “persegue” sem trégua! o link tá aí: https://images.app.goo.gl/Rjn7atusWBMFHWkeA

Será que assim como o Giovanna (a menina do vídeo) nós também não estamos muitas vezes com medo de coisas que são inofensivas? Queremos nos livrar de algo que de certa forma faz parte de nossas vidas? Tudo depende de saber do que se trata. Conhecer, entender, enfrentar… e ver que nossa sombra não pode fazer mal.

Mas pense comigo, se imagens reais podem de fato significar coisas tão diferentes do que nossos olhos vêem imagine as sombras que nossa imaginação é capaz de criar na nossa mente.

A imagem real não poderia ser mais diversa do que vemos ao olhar pra baixo, não?

Sombras têm a ver com o desconhecido, com medos ocultos, com o que não dominamos, com coisas que não conseguimos explicar. Sombras podem refletir momentos não resolvidos do passado. Situações que marcaram negativamente a vida, que lançam incertezas sobre o futuro… E elas crescem na medida da nossa falta de enfrentamento.

Dr. Einsten ou um monstro?

Não acredite em tudo o que seus olhos vêem! Já falei noutro artigo aqui do blogue a importância de mudar a perspectiva com que encaramos as coisas. Nesse caso, a perspectiva e a luz projetada muda tudo! Algo muito legal pode se tornar sombrio… como no caso do adesivo divertido fotografado nessa vitrine.

Nossa mente é mestra em nos pregar peças. Boas e más notícias podem ter efeitos distintos. Depende de como essas notícias vão te encontrar. Do que você está cheio no momento? Até seu cansaço físico influencia no modo como as coisas aparecem pra você, sabia?

Há uma maneira bem simples de acabar com todos os “fantasmas” : ACENDA A LUZ! Nenhuma sombra permanece quando há luz suficiente. Acender a luz significa tomar consciência do que te preocupa, dos sentimentos que te assolam. É entender que o passado não pode ser mudado, mas pode ser ressignificado. É saber que você pode se projetar para um futuro incrível, se tão somente decidir e persistir nisso. A sua sombra é parte de você. Cuida para que ela reflita seu melhor lado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s